quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Visão sistémica



Antes de definir a visão sistémica importa definir o que é um sistema.

Sistema

Assim, entende-se como sistema  (do grego sietemiun) um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Vindo do grego o termo sistema significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Um sistema tem sempre um input (o que dá inicio, é absorvido ou entra), um output (o que é o fim, é distribuído ou sai) e um conjunto de procedimentos (as tarefas que conduzem do inicio ao fim).


Da teoria dos sistemas, estes podem ser abertos ou fechados.
Os sistemas são abertos quando sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos e são fechados quando não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo.

Cada sistema é composto por subsistemas ou componentes e está integrado num macro sistema. O todo formado por um sistema é superior à mera soma das partes que o constituem. Chama-se a este conceito holismo e resulta das sinergias que se estabelecem entre os vários subsistemas.


Visão Sistémica

A visão sistémica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.
Visão sistémica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interacção entre estas. Várias forças actuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas.



A abordagem sistémica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência.

Aplicação a empresas

Em relação às empresas, a visão sistémica permite "ver" a empresa como um todo, em todas as suas partes, interna e externamente, seja qual for o tamanho ou sector.

A Visão Sistémica permite entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade. Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de uma componente pode afectar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.

Uma empresa tem vários sectores que dependem uns dos outros e a empresa funciona como um todo no mercado (envolvente). Um líder observa as partes mas nunca perda a visão e o funcionamento do todo.

Referências




Sem comentários:

Enviar um comentário